“
O prazo para o TikTok vender ou ceder suas operações nos EUA está se aproximando novamente. A extensão de 75 dias que adiou a aplicação de uma proibição nacional do TikTok está prestes a expirar no sábado, 5 de abril, a menos que a empresa finalmente chegue a um acordo para encontrar um novo proprietário. Quem poderia comprá-lo, e o que acontece se nenhum acordo for alcançado? Eis o panorama atual:
Diversos potenciais compradores se apresentaram, incluindo o YouTuber MrBeast, o cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, e a Perplexity AI. A Oracle, que quase comprou o TikTok em 2020 e foi parte fundamental das negociações anteriores do TikTok para lidar com preocupações de segurança nacional, também está na disputa. Dependendo de qual oferta vencer, o TikTok pode acabar com uma aparência muito diferente. A ByteDance, proprietária chinesa do TikTok, não permitirá que outra empresa assuma o controle do cobiçado algoritmo de recomendação do aplicativo. Isso significa que um novo proprietário teria que reconstruir a principal função do TikTok.
Existe também outra opção, potencialmente menos disruptiva, em cima da mesa. A Casa Branca também está considerando um acordo que permitiria que os investidores americanos existentes do TikTok “repassassem suas participações para uma nova empresa global independente do TikTok”. Nesse arranjo, a Oracle também poderia acabar supervisionando os dados do TikTok nos EUA, enquanto a ByteDance mantém seu algoritmo. Essa seria provavelmente uma transição mais suave do que uma venda completa que exigiria que um novo proprietário reconstruísse uma parte significativa do aplicativo. No entanto, esse tipo de acordo também pode não ser totalmente legal.
Também não está claro se as autoridades chinesas estariam dispostas a aprovar tal acordo, embora tenha sido sugerido que a ameaça de tarifas poderia ser usada como alavancagem de negociação. E o que acontece se o “acordo” não for finalizado até sábado? A resposta, aparentemente, é… provavelmente nada. Já foi dito que provavelmente o prazo seria estendido novamente se o prazo atual expirar. Enquanto isso, é improvável que o TikTok desapareça como aconteceu brevemente em janeiro, quando a lei de proibição entrou em vigor.
“