“
Nevada usará IA do Google para processar backlog de pedidos de desemprego
Nevada encontrou um novo aliado na sua luta para lidar com o backlog de pedidos de desemprego: a IA do Google. De acordo com o Gizmodo, a iniciativa irá encarregar um dos modelos de IA baseados na nuvem da empresa de analisar transcrições de audiências de recurso e sugerir se os casos devem ser aprovados. Bem-vindos ao futuro, onde um robô decide se você recebe o dinheiro do governo que solicitou.
O Nevada Independent escreveu em junho que o modelo de IA, treinado nas leis e políticas de desemprego do estado, analisará as transcrições de audiências de recursos virtuais. Em seguida, ele emitirá uma decisão, que um funcionário do estado revisará para detectar erros e decidir se deve aprovar.
O sistema substitui o processo atual do Departamento de Emprego, Treinamento e Reabilitação de Nevada (DETR), que leva em média três horas para um ser humano completar. Carl Stanfield, administrador de TI do DETR, disse ao Nevada Independent que a IA do Google (que usa o sistema em nuvem Vertex da empresa) pode decidir em cinco minutos. “A economia de tempo é fenomenal”, disse Stanfield.
É fácil entender por que Nevada estaria ansioso para depender da tecnologia emergente. Em junho, o estado tinha um backlog de mais de 10.000 recursos não processados, dos quais cerca de 1.500 eram da pandemia. E se as revisões da tecnologia forem precisas – ou se os revisores humanos detectarem seus erros – poderia ser uma enorme economia de tempo.
No entanto, pode haver pressão psicológica para que os funcionários que revisam os casos aprovem as conclusões da IA. “Se um robô acabou de lhe entregar uma recomendação e você só precisa marcar uma caixa e há pressão para limpar um backlog, isso é um pouco preocupante”, disse Michele Evermore, ex-diretora adjunta de política de modernização do desemprego no Departamento do Trabalho, ao Gizmodo.
Stanfield disse ao Gizmodo que um comitê de governança se reunirá semanalmente enquanto o estado estiver ajustando o modelo e trimestralmente após sua implementação para monitorar possíveis alucinações e vieses. As apostas podem ser altas para os requerentes, pois o sistema com IA pode afetar sua capacidade de recorrer a decisões falsas. “Em casos que envolvam questões de fato, o tribunal de distrito não pode substituir seu próprio julgamento pelo julgamento do árbitro de recursos”, disse Elizabeth Carmona, advogada sênior do Nevada Legal Services, ao Gizmodo. Em outras palavras, se o humano que revisa a decisão não detectar os erros da IA, um tribunal pode não ter o fundamento legal para reverter a decisão.
Um político de Nevada foi um pouco mais direto. “Estamos loucos?”, disse o senador estadual do NV Skip Daly (D-Reno) ao Nevada Independent este verão. “Eu apenas duvido de todo o conceito de superdependência em algoritmos e computadores. Espero que sejamos cautelosos com isso e pensemos antes de simplesmente dizer: ‘Temos que ser mais rápidos ou melhores que o próximo.’ ”
“