“Nintendo Switch 2: O que sabemos até agora sobre o sucessor do console híbrido”

A Nintendo anunciou oficialmente o seu novo console, o Switch 2, em janeiro de 2025, após mais de oito anos desde o lançamento do seu antecessor. Embora o anúncio tenha sido breve, mostrando um trailer com alguns detalhes interessantes, a empresa manteve muitas informações em segredo, prometendo revelar tudo em um Nintendo Direct especial em 2 de abril.

Visualmente, o Switch 2 mantém o design portátil similar ao original, porém com algumas melhorias significativas. A tela parece maior, os Joy-Cons se conectam magneticamente e o design geral é mais refinado. A Nintendo confirmou também a compatibilidade com jogos do Switch original, garantindo a preservação do vasto catálogo de títulos já existentes. Joy-Cons antigos e compatibilidade com os novos também não foram revelados, gerando expectativa sobre a integração entre ambos.

Algumas mudanças visíveis incluem a adição de uma segunda porta USB-C na parte superior do console, facilitando o uso de acessórios quando conectado à TV; e um suporte ajustável que acompanha o tamanho do console, permitindo diferentes ângulos de visão. O retorno da entrada para fone de ouvido também foi confirmado, gerando expectativa sobre o suporte a fones de ouvido Bluetooth.

Apesar das novidades, muitos detalhes permanecem desconhecidos. Especificações técnicas como processador, tipo de tela, duração da bateria e interface do usuário ainda não foram reveladas, além da lista de jogos de lançamento. A data de lançamento também ainda não foi confirmada, apenas com previsão para 2025, embora rumores indiquem Abril ou Junho como possíveis datas.

Rumores apontam para a inclusão de um novo botão no Joy-Con direito, com função desconhecida, e um sensor óptico que poderia permitir o uso do Joy-Con como um mouse, abrindo espaço para novas possibilidades de jogos. A Nintendo confirmou que o Switch 2 será compatível com jogos físicos e digitais do Switch original, mas alguns jogos podem não ser totalmente compatíveis. A compatibilidade com acessórios existentes também é uma incógnita.

Quanto às especificações técnicas, especulações apontam para um processador de oito núcleos Cortex-A78AE, 8GB ou 12GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. O suporte ao DLSS da NVIDIA é quase certo, permitindo resolução mais alta e uma experiência gráfica melhorada. Ainda não há confirmação sobre o tipo de tela (LCD, OLED ou Mini-LED), resolução final, mas há rumores de 1080p no modo portátil e 4K no modo dock.

Sobre o preço, há expectativas de um aumento em relação ao console original, com estimativas variando entre US$ 400 e US$ 500. A Nintendo planeja um grande lançamento, com estimativas de 6 a 8 milhões de unidades disponíveis no lançamento. Apesar do preço potencialmente mais elevado, a alta demanda pelo console e o grande número de unidades preparadas, indicam um lançamento bastante promissor. O Nintendo Direct de 2 de abril deve esclarecer todas as dúvidas restantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima