“
A Lenovo compareceu à CES 2025 para provar que ainda há espaço em sua família ThinkPad para designs inovadores. Pode parecer sacrilégio abandonar as estruturas de fibra de carbono e os botões TrackPoint encontrados nos ThinkPads clássicos, mas é exatamente isso que a nova linha ThinkPad X9 faz.
A Lenovo pode não admitir abertamente, mas o objetivo com esses novos modelos é atrair compradores mais jovens que talvez não tenham muita nostalgia pela linha de laptops de 30 anos da empresa. Dito isso, a linha X9 (que estará disponível nas variantes de 14 e 15 polegadas) ainda oferece a mesma durabilidade de grau militar (MIL-SPEC 810H) que se espera de um ThinkPad típico, enquanto ostenta uma aparência ainda mais elegante e minimalista.
A tampa da linha X9 é feita de uma folha lisa de alumínio, sendo a única característica definidora (além do logotipo ThinkPad) a longa barra de comunicação que abriga os microfones e câmeras do laptop. No interior, a estética simplificada da Lenovo revela a ausência completa de um botão TrackPoint, um teclado redesenhado com novas teclas e um touchpad háptico ainda maior do que o que você obteria dos irmãos do X9.
Embora eu seja um millennial mais velho que tem certo apreço pelos ThinkPads antigos, devo admitir que considero a quebra da Lenovo com a tradição bastante atraente. Nunca entendi o botão TrackPoint, especialmente em notebooks modernos com touchpads superresponsivos. Livrar-se dele não apenas reduz as distrações, mas também facilita o uso do teclado. E mesmo com suas teclas modificadas, ainda há bastante curso para oferecer uma experiência de digitação muito confortável.
Na parte inferior, a Lenovo está usando o que chama de Engine Hub para oferecer excelente conectividade para seu tamanho, incluindo uma porta Thunderbolt 4 de cada lado, uma entrada HDMI 2.1 completa, áudio de 3,5 mm e USB-A, enquanto ainda oferece bastante espaço para gerenciamento térmico. A tampa inferior (D-cover) da linha X9 também pode ser removida afrouxando apenas quatro parafusos, o que oferece acesso fácil ao SSD e à bateria substituíveis pelo usuário do laptop. Infelizmente, como o sistema é alimentado por processadores Intel Core Ultra 7, a RAM é soldada, portanto você não pode atualizar sua memória sozinho.
As versões de 14 e 15 polegadas do X9 apresentam telas OLED brilhantes com resoluções de 2,8K e 400 nits de brilho (ou 500 nits no X9 15) e todos os modelos vêm com baterias de 80 Whr, Wi-Fi 7, webcams de alta definição de 8 megapixels e microfones com cancelamento de ruído duplo. Também aprecio muitos dos pequenos detalhes de design, como o obturador físico para a webcam e o que pode ser um dos menores adaptadores de energia de 65 watts que já vi de qualquer grande fabricante de laptops até hoje.
Finalmente, a marca Aura Edition da Lenovo está lá para lembrá-lo de que a linha X9 inclui uma série de ferramentas com tecnologia de IA, incluindo Smart Share, modos de energia dinâmica, segurança aprimorada e muito mais. E caso algo dê errado, você também terá acesso a suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, que visa oferecer uma experiência mais premium em comparação com máquinas menos sofisticadas.
No geral, a nova linha X9 realmente parece uma abordagem mais moderna ao design de laptops. Agora, isso não significa que a Lenovo precisa acabar com o ThinkPad clássico (eu ainda amo essas estruturas de fibra de carbono), mas, especialmente para clientes mais jovens, sinto que há espaço de sobra para as duas linhas coexistirem harmoniosamente.
Ambos os modelos devem ser lançados em fevereiro, com o ThinkPad X9 Aura Edition a partir de US$ 1.399 ou US$ 1.549 para a versão de 15 polegadas.
“